sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Noite de Nadir


Nadir; do árabe ندير nadeer نظير nathir, "opósito", é em astronomia o que se refere ao ponto inferior da esfera celeste, segundo a perspectiva de um observador na superfície do planeta. É o oposto do Zenite, que seria quando o astro esta no âpice da esfera celeste.
Nadir cujo prefixo nad tem uma ligação com o sânscrito, significaria canaleta, córrego, ou fluxo do nada, seria então o canal que circularia o prana pelo corpo até o infinito.
A Noite de Nadir em " A Queda de Atlântida", se refere a uma noite sem lua, para a leitura de estrelas. Isto pode ter referência com a lua nova que antecede o Solsticio de Inverno, considerada a noite mais longa do ano. Quando o dia tem a menor duração de exposição dos raios solares. 
Os celtas também comemoravam o Solsticio de Inverno. Atualmente os pagãos, esotericos e bruxos comemoram o Sabat do Yule, como é chamado o Solsticio de Inverno, que representa o  nascimento do Deus Sol, que doravante ganhará a cada dia mais força; o deus recém nascido é o novo ano que se inicia, promessa e luz, e o Sol nascente é saudado em ritual. No hemisfério Sul o Solstício de inverno ocorre a 21 de Junho. No hemisfério Norte, a data seria o equivalente ao atual Natal.
O Solsticio de Inverno pode ser visto nos livros da série Avalon, nas cerimônias nas quais os druidas acendiam as fogueiras depois da escuridão para mostrar que o Deus Sol estava chegando. 

Fonte: Wikipédia 

Qualquer informação equivocada, por favor entrem em contato conosco. ;)  

Um comentário: