segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Frases de Marion Zimmer Bradley 1


"...As palavras ditas na raiva têm uma força maligna de voltar, quando menos as queremos."

"Parece existir uma profunda transformação na visão que os homens hoje possuem do mundo, como se uma única verdade pudesse negar outra, como se, uma vez, não sendo a verdade de uns, a outra se tornasse uma mentira."

"Não há sofrimento igual à lembrança do amor e a consciência de que ele se foi para sempre."

"Considero um pecado acreditar que Deus possa ser cruel ou vingativo."

"Talvez não exista Deus, nem qualquer dos deuses em que as pessoas acreditam. Talvez seja tudo uma grande mentira dos padres, para que possam dizer à humanidade o que fazer, o que não fazer, no que acreditar, dar ordens até mesmo ao rei."

"Lembrou-se do que Lancelote lhe dissera, em seu desespero, de que não havia deuses nem deusas, que eles eram apenas formas que a humanidade dava, aterrorizada, àquilo que não podia compreender racionalmente."

"As religiões podem aparecer e desaparecer, como os romanos sem dúvida sabiam e como os cristãos descobrirão."

"E tenho medo de que tanto Avalon quanto os cristãos estejam errados e que não haja deuses nem céu e nenhuma vida depois da morte, de modo que, eu pereça para sempre. Por isso, tenho medo de morrer antes de ter saboreado o que me cabe na vida."

"Os cristãos procuraram acabar com toda a sabedoria que não fosse a sua [...] Consideraram heresia pensar que os homens têm mais de uma vida, o que qualquer camponês sabe ser verdade."

"Que deus justo criaria homens desgraçados, ao lado de outros felizes e prósperos, se todos tivessem apenas uma vida?"

"O centro não é um lugar, mas um estado de existência. . ."

Fonte: O Pensador

3 comentários:

  1. Eu considero muito interessante o quanto a Marion pode ser versátil. Em sua escrita há uma diferença curiosa entre os assuntos tratados em Darkover (Sci Fi) e Avalon ela consegue atrair na mesma intensidade os leitores que tornaram-se fãs.
    É inacreditável como a visão dela muda e como ainda pode ser atrativo.
    É difícil dizer sem uma pontada de remorso, mas acho que as Brumas foi o livro mais envolvente que já li e muitas dessas passagens pode se levar para a vida inteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marion é fabulosa especialmente nestas duas séries... Impressiona-me as pesquisas homéricas que ela fazia pra compor, a quantidade de temáticas que traz, o estilo, tudo... Ainda que um ou outro seja meio chatinho, sobretudo, quando escreveu em parceria... ahhh... Sou viciada desde os 11 anos...

      Muito bom relembrar, Josy e Jeff!

      Excluir
  2. Emocionante ler e lembrar de cada passagem.

    ResponderExcluir