segunda-feira, 21 de abril de 2014

Personagens Homossexuais nos Livros

Atendendo a pedidos aqui está uma matéria sobre alguns dos personagens homossexuais dos livros da Marion, digo alguns porque posso esquecer alguém de algum livro, neste caso peço desde já que façam um comentário para o personagens ser incluído em um post futuro.
Advirto que o artigo pode conter Spoilers, então se você não quer saber demais. Não leia. ;)

Bem então vamos falar de Darkover:

 A Dama do Falcão- Darkover

O universo de Darkover tem diversos personagens homossexuais ou bissexuais, até por conta de eles terem outro tipo de realidade, logo que a nave pousa em "A Chegada em Darkover" algumas pessoas são afetadas com o pólen das plantas que os influência de uma maneira alucinógena a derrubar as barreiras que tinham em relação a sexualidade.
Em "A Dama do Falcão", Romily tem que se passar por homem para andar livremente no país e quando ela se apaixona acaba por descobrir que seu par é na verdade homossexual e só se interessou por ela pensando que ela era homem. Mas depois ela encontra um novo amor, então não fiquem tristes.
Indo pra Era das Renunciantes, temos o grupo de mulheres da Casa da Guilda das Amazonas em Thendara, algumas como Camilla, homossexuais assumidas e tendo um corpo andrógino. Outras descobrindo que o importante era o amor independente do sexo da pessoa, como é o caso de Jaelle e Magda.
Passando de Thendara para a Torre Proibida, temos no inicio de "A Espada Encantada" o conflito de Damon sobre seu lado frágil e se isto o faria um homem afeminado por conta dos poderes de matriz. Mas uma vez no entanto, Marion novamente quebra as barreiras da sexualidade que existem entre os personagens presentes. Inclusive os tabus terráqueos que são representados por Andrew.
Mas agora vamos falar do casal talvez mais famoso: Regis Hastur e Danilo, em "A Herança de Hastur", a amizade que nasce entre o garoto da realeza sem poderes e o camponês, derruba mais que barreiras da sociedade, derruba a barreira mental de Regis e traz de volta seus poderes bloqueados juntos de sua percepção da sexualidade.
Um outro fator de Darkover é que se acredita que a sexualidade e o laran estejam ligados, e por conta disto durante muitos séculos as Guardiãs das Torres eram impedidas de se casar, tendo que permanecerem virgens para utilizar o poder da matriz. Isto é um assunto muito explorado em quase todos os livros da série, o aspecto entre mecânica de matriz e o sexo.

Salto Mortal

Em "As Brumas de Avalon" não se tem muitos personagens homossexuais, a bissexualidade está presente do mesmo modo que Darkover, como algo natural e depois de um tempo, independente do que a sociedade pensa como preceito.
O livro no entanto mais marcante sobre o tema é "Salto Mortal", este livro de mais de  900 páginas conta a história de amor de dois trapezistas no universo do circo dos anos 60, eles tem que passar não apenas pela preconceito da família como também pela diferença de idade entre os dois.
O livro é uma das mais lindas histórias de amor que eu já li, e depois da " Casa da Floresta" é meu romance favorito no quesito história de amor.
Para encerramos vamos a um último personagem marcante: Lythande.
Surgido a primeira vez no conto: O segredo da estrela azul, temos o mago Lythande, poderoso, másculo, com muitos poderes e um guerreiro temido por amigos e inimigos, mas a essência de seu poder é exatamente seu segredo. Lythande é uma mulher, e em seu livro nos chegamos a vê-la se apaixonar por aquela que seria sua amante.

Deixo vocês aqui agora com algumas recomendações e esperando novos pedidos de post, espero que tenham gostado.

Um comentário:

  1. Nossa, tinha até esquecido do efeito da flor de Kireseth já que faz tanto tempo que li os livros, hehehe. Lythande e Régis Hastur são divinos <3

    ResponderExcluir