clique na imagem para ver a fonte deste artigo
Ficção científica vitoriana é a resposta curta.
Um pouco mais vem da Wikipedia: "O termo designa obras definidas em um mundo onde o energia a vapor é ainda amplamente utilizada - geralmente do século 19, e muitas vezes era vitoriana Inglaterra -, mas com elementos de destaque de uma ficção científica ou fantasia, como inveções ficcionais tecnológicas, como os que são encontrados nas obras de HG Wells e Julio Verne, ou a realidade da evolução tecnológica como o computador que ocorrem em uma data anterior. Outros exemplos de steampunk, aparecem em apresentações sobre a história na narrativa do estilo de "o caminho não deve ser tomado" sobre tal tecnologia como os dirigíveis, os computadores analógicos, digitais ou computadores mecânicos (como o mecanismo de Charles Babbage's Analytical), estes muitas vezes são apresentados sob uma luz idealizada, ou com a presunção de funcionalidade. "
Este é um fenomêno muito frequente quando lemos livros escritos no passado e comparamos com a tecnologia atual.
Este é um fenomêno muito frequente quando lemos livros escritos no passado e comparamos com a tecnologia atual.
Por isto quando lemos um livro como os da série Darkover, temos que ampliar nossos horizontes para ver o ângulo do escritor. E de como ele idealizava o futuro em seu universo particular.
Ola adoro esse blog... Sabe fiquei muito feliz em saber q não sou a unica que gosta de Marion... Apesar do meu namorado afirmar o contrário...rsrsrs...MAterial otimo e o blog é 10 bjos
ResponderExcluirQue bom que gostou suzana!
ResponderExcluir