segunda-feira, 7 de março de 2011

Pbem


A um tempo atrás existia um pbem de Darkover, muitos fãs tem comentado sobre ele por aqui.

Então vamos aqui a uma explicação para aqueles que não sabem do que se trata, o texto foi retirado do Pbem Torres de Darkover.

Existem alguns pbems com a temática de Darkover, alguns já existintos como o Darkover Pbem.

Mesmo assim são otimas alternativas de se vistar, pois suas páginas são ricas em informações.

Muita gente tem pedido para iniciar um novo pbem. Quem conhecer a temática e se interessar em montar um grupo, comentem com a gente!

Agora vamos ao texto...



O que é?
A sigla PBEM quer dizer: Play By E-Mail. Numa tradução direta: Jogo Por E-Mail. É uma modalidade de RPG, em que os jogadores e o/os mestres, trocam mensagens através de uma lista de e-mails (tipo:Yahoo! Grupos, BrGrupos , etc). Esses e-mails são compostos de descrições das ações, pensamentos dos personagens jogadores (PCs) e outros (NPCs), além de cenários, e são compartilhadas com todos os membros da lista. Há variações desse modelo; em que apenas o mestre tem acesso a todas as mensagens, mas o que foi descrito acima é o mais comum.


RPG?
Os jogos de Narrativa ou RPGs, são parecidos com diversos jogos de interação social. Mas são também bastante distintos. Num jogo de Narrativa, os participantes criam personagens usando certas regras (aqui descritas no tópico: Regras) e os conduzem através de dramas e aventuras, chamadas apropriadamente de histórias , contadas através da combinação dos desejos dos jogadores e das diretrizes do Narrador (Moderador).


Jogadores (PC: Player Character – Personagem Jogador)
Cada jogador interpreta um personagem – neste caso um telepata darkovano – e participa de uma forma de improvisação teatral (aqui literária) dizendo o que o “darkovano/a” diria e faria. A maior parte desse processo é livre – os jogadores podem fazer com que os personagens digam e façam o que quiserem desde que os “diálogos” e as “ações” sejam coerentes com a personalidade e as habilidades de cada personagem em particular. Contudo, certas ações são melhor julgadas através do uso das regras estabelecidas previamente.


O Narrador/Moderador
O Narrador não constrói um personagem para si mesmo; na verdade, ele é uma mistura de diretor, moderador e árbitro. Ele ou Ela, cria o drama, através do qual os jogadores conduzem seus personagens, forjando o enredo e os conflitos. É também seu papel interpretar o elenco de apoio – os aliados com quem os personagens interagem e os adversários contra quem podem vir a lutar (NPC: No Player Character – Personagem Não Jogador). E ainda cria e descreve os detalhes que compõem o cenário da história. Os jogadores decidem como seus personagens reagem no jogo, mas o Narrador, com ajuda das regras, decide se os personagens realmente tiveram sucesso em suas ações, e em que medida. Em última análise, o Narrador é a autoridade final nos eventos que ocorrem no jogo. Ainda assim ele está lá para o BEM dos jogadores e da história e não pelo prazer próprio.


Jogando
Basicamente cada participante é inscrito numa lista de jogo e lá recebe a orientação na criação de um PC que se encaixe na história. Troca algumas mensagens de adaptação com a Moderação e logo recebe a “deixa” para participar da história.




Um comentário: