segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

K


Kiha - Um dialeto para Kiya.


Kihar - Uma palavra sem tradução das Cidades Secas, significando integridade pessoal, honra e dignidade.


Kihu - Um dialeto para Kiyu.


Kireseth - "Flor da Estrela", uma planta nativa de Darkover. Uma erva cujo polén é alucinógeno, e da qual são feitas drogas e medicamentos através da divisão, destilação e filtragem. O uso da kireseth pura ou de sua resina é proibido pelas leis de Thendara e Arillin, pois enlouquecem os homens e animais, fazendo com que se ataquem ou acasalem fora de época.


Kirian - Uma droga feita das flores de kireseth, a qual reduz a resistência ao contato telepático. Geralmente é administrada em trabalhos nos Círculos de Matriz e áqueles que estão despertando seu laran, mas também usada no tratamento de empáticos e outros técnicos psíquicos que não possuem muito dom telepático natural, mas que precisam trabalhar diretamente com outros telepatas. Pode ás vezes atenuar o medo ou a resistência deliberada ao contato telepático. Pode também ser usado com extremo cuidado no tratamento da doença do limiar.


Kirizani - Um dialeto para Kirian.


Kiya - "Tia", um termo utilizado para qualquer parente materno feminino. Também significa mãe adotiva. Do espanhol: tia.


Kiyu - "Tio" , um termo utilizado para qualquer parente paterno masculino. Do espanhol: tio.


Kyorebni - Grande pássaro de carniça, parecido com o abutre terráqueo.


Kyrddis - A segunda maior lua, cor azul-pavão.


Kyrri - Um humanóide darkovano ereto, vagamente parecido com os seres humanos, cobertos por uma longa pelagem acinzentada, longos dedos afilados, olhos verdes incandescentes e o rosto parecido com o de um macaco mascarado. Os kyrris podem liberar choques elétricos médios, como se fosse uma enguia elétrica terráquea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário