Autor:Marion Zimmer Bradley e Deborah J. Ross
Tradução: Gisele Conti
OBSERVAÇÕES
O leitor observador pode notar discrepâncias em alguns detalhes dos contos mais contemporâneos. Isto é sem dúvida devido às histórias fragmentadas que sobreviveram até o presente dia. Muitas anotações foram perdidas durante os anos seguintes à Era do Caos e Cem Reinos e outros distorcidos pela transcrição oral.
NOTA DA AUTORA
Imensamente generosa com “seu mundo especial” de Darkover, Marion adora encorajar novos escritores. Já éramos amigas quando ela começou a editar as antologias de DARKOVER e SWORD & SORCERESS. A combinação entre minha “voz” natural literária e o que ela estava procurando foi extraordinária. Ela amou ler o que eu adorei escrever, e frequentemente citou “A Morte de Brendan Ensolare” (QUATRO LUAS de DARKOVER, DAW, 1988) como uma de suas favoritas.
Quando a saúde de Marion piorou, fui convidada a trabalhar com ela em um ou mais romances de Darkover. Decidimos que melhor do que estender a história da “moderna” Darkover, nós retornaríamos à Era do Caos. Marion avistou uma trilogia começando com a Rebelião Hastur e Forja de Zandru, a duradoura amizade entre Varzil o Bom e Carolin Hastur, e ampliando a explosão de Hali e a assinatura da Aliança. Enquanto eu escrevia notas o mais rápido de podia, ela sentava-se com olhos atentos e começava uma história com, “Agora, os Hasturs tentariam controlar os piores excessos das armas de laran, mas eles estavam sempre com outras em desenvolvimento...” ou “É claro, Varzil e Carolin foram mencionados nos contos de amantes prometidos que pereceram na destruição de Neskaya...”.
Aqui está aquele conto.
Deborah J. Ross Março 2001
Nenhum comentário:
Postar um comentário